domingo, 13 de dezembro de 2009

Cartaz exterior

   Eu tinha de mostrar a evolução da escola.   
  Com este mesmo objectivo, pensei em algo que fosse directo e rápido de perceber.


  Em baixo podemos ver as imagens originais utilizadas.




  Cartaz final.


      





  Escolhi fazer a população em silhueta, porque é mais simples e rápido de compreender. Penso que estas figuras (pessoas) conseguem mostrar a união e o gosto em frequentar a Escola Secundária Alberto Sampaio. Tentei mostrar o sentido de união, pois sempre que falava com professores, directores, funcionários ou mesmo alunos, todos chegavam à conclusão que a Escola Alberto Sampaio é uma grande família.
   O fundo tem esta forma para conseguir dar mais ênfase à nova escola.
  A razão para ter posto as escolas nos lugares marcados é bastante simples: o público, quando observa um cartaz, começa sempre por olhar para o lado direito do mesmo. Logo, se este vê uma escola nova (neste caso) e não a conhece, vai ser obrigado a observar melhor o cartaz para perceber qual a mensagem que se quer passar.
     Inseri  um degradê com cores muito semelhantes ( branco e cinzento claro ) para  que as pessoas pudessem observar primeiramente a cor mais clara, onde está a escola nova. Assim todo o cartaz está centrado na nova escola.






Na imagem do Complexo do castelo, como podemos ver em cima:


  Usei o carimbo para retirar os fios de electricidade que se podem ver no céu e no edifício bem como para retirar os ar-condicionados que se encontram nas varandas do edifício, retirar a placa, as pessoas, refazer a porta onde estavam pessoas, a barraca de compras, refazer algumas partes das duas árvores, aperfeiçoar o chão ( quando algumas pessoas eram retiradas o chão ficava incompleto) e melhorar falhas próprias do edifício.



  
    Podemos ver nesta imagem, ainda algumas pessoa sentadas ao pé da porta que depois desapareceram. 


     Já não conseguimos ver fios de electricidade, a placa, a barraca de compras e os ar-condicionados.




    Uma das técnicas também usadas foi o ajuste de contraste e brilho onde pus a imagem a preto e branco e ajustei o contraste.


     A técnica mais difícil que usei foi a perspectiva. Ao retirar a barraca houve uma coluna que não ficou completa e, por isso, teria de copiar/colar uma das outras colunas já existente na fotografia. O maior problema é que o edifício tem muita perspectiva logo se copiasse e colasse uma coluna no sitio onde queria, a perspectiva não ia bater certo. Por isso usei Editar -> Transformar -> perspectiva.



       Ajustei as cores da imagem para tons de vermelho.

        Melhorei a opacidade conforme o que precisava no meu cartaz. Assim pude dar mais ou menos ênfase à imagem.




Seleccionei o céu todo e alguns edifícios de lado para depois apagar. Assim consegui dar o efeito de que só o edifício é importante.




Na imagem de Alberto Sampaio, como podemos ver no slide:




  Usei o carimbo para retirar as letras em baixo que, depois, acabaria por não ser preciso, pois apaguei a imagem completa sem letras.


  Podemos ver na imagem, em cima, que as letras já não existem, mas vê se que tem ali falhas. Não me preocupei em deixar aquilo muito bem feito, pois depois ia apagar.
  Melhorei a opacidade a meu gosto.
  Cortei a imagem para deixar só Alberto Sampaio ( sem fundo ).



Na imagem da escola nova, como podemos ver no slide:





  Não dei tanto trabalho a esta imagem como para a outra, isto porque, não foi preciso. A qualidade de imagem não era muito boa, se eu a trabalhasse muito ainda podia ficar pior, portanto achei que só devia tirar o fundo. Usando seleccionar tudo -> apagar.


Esta imagem foi retirada do Google Earth, por isso a tão pouca qualidade.




    0 comentários:

    Enviar um comentário

     

    ©2009 Pedro João | by TNB