quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Caracterização dos tipos de media



TEXTO



   O texto é uma das formas mais usadas em termos de multimédia digital, isto porque, quando bem feito, pode ser rápido, directo e esclarecedor,é um meio de divulgação essencial de um modo preciso e,por isso, tem sido a mais utilizado nos diversos meios e formatos, quer nos documentos convencionais quer nas aplicações multimédia que utilizam o computador. 
  O texto é estático quanto à sua natureza espácio-temporal e é sintetizado quanto à sua origem. 
  Existem dois tipos de texto, texto simples e texto formatado. O primeiro trabalha-se em editores de texto, nos quais não temos escolha de variedade de caracteres, no segundo trabalha-se em processadores de texto nos quais temos grande variedade de escolha, letras de vários tamanhos, varias cores, imagens ...
       
  • Texto- texto simples ( plain text) ex HTML editores de texto
  • Texto formatado (rich text ) docX processadores de texto 






IMAGENS


   As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente e criados no computador através de software e hardware específico (e quando redimensionados não perdem qualidade) por isso quanto à sua origem dizem-se sintetizados. Algumas das vantagens em relação às imagens bitmap é o facto de não haver perda de informação (só se não forem redimensionados, o que os torna ideais para a criação de logótipos, símbolos gráficos, ícones,etc.) e ocupar muito menos espaço de armazenamento.
  Nas imagens e nos gráficos o conteúdo não se altera ao longo do tempo por isso diz-que que quanto à sua natureza espácio temporal dizem-se estáticos.
   As imagens podem ser referidas como imagens bitmap e os gráficos podem ser designados por desenho vectorial.




Audio


  O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico(som) ou digital(áudio).
  O áudio é, geralmente, dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal e capturado quanto à sua origem.
  O áudio digital pode ser também sintetizado por computador.
  O formato analógico (som) corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinyl. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. 







End Credits - Bruno Coulais & The Childrens Choir Of Nice


Vídeo
   Vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por unidade de tempo designa-se por frame rate. O vídeo é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal e capturado quanto à sua origem.
  Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógico ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.







ANIMAÇÃO


  A animação é a representação gráfica de objectos à medida que eles variam no tempo, por isso é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal. A animação tradicional baseia-se num conjunto de desenhos individuais ou num conjunto de fotografias, que quando vistas em sucessão criam a ilusão de movimento. A animação realizada no computador também produz sequências de imagens deste tipo, mas estas são integralmente sintetizadas por software. 
  As sequências de animação têm o cinema de animação (também conhecido por desenhos animados).










www.tiposmedia.blogspot.com

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©2009 Pedro João | by TNB