quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quais os modos de divulgação?





Divulgação




  Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
  • Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.(World Wide Web) 
  • Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

Caracterização dos tipos de media



TEXTO



   O texto é uma das formas mais usadas em termos de multimédia digital, isto porque, quando bem feito, pode ser rápido, directo e esclarecedor,é um meio de divulgação essencial de um modo preciso e,por isso, tem sido a mais utilizado nos diversos meios e formatos, quer nos documentos convencionais quer nas aplicações multimédia que utilizam o computador. 
  O texto é estático quanto à sua natureza espácio-temporal e é sintetizado quanto à sua origem. 
  Existem dois tipos de texto, texto simples e texto formatado. O primeiro trabalha-se em editores de texto, nos quais não temos escolha de variedade de caracteres, no segundo trabalha-se em processadores de texto nos quais temos grande variedade de escolha, letras de vários tamanhos, varias cores, imagens ...
       
  • Texto- texto simples ( plain text) ex HTML editores de texto
  • Texto formatado (rich text ) docX processadores de texto 






IMAGENS


   As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente e criados no computador através de software e hardware específico (e quando redimensionados não perdem qualidade) por isso quanto à sua origem dizem-se sintetizados. Algumas das vantagens em relação às imagens bitmap é o facto de não haver perda de informação (só se não forem redimensionados, o que os torna ideais para a criação de logótipos, símbolos gráficos, ícones,etc.) e ocupar muito menos espaço de armazenamento.
  Nas imagens e nos gráficos o conteúdo não se altera ao longo do tempo por isso diz-que que quanto à sua natureza espácio temporal dizem-se estáticos.
   As imagens podem ser referidas como imagens bitmap e os gráficos podem ser designados por desenho vectorial.




Audio


  O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico(som) ou digital(áudio).
  O áudio é, geralmente, dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal e capturado quanto à sua origem.
  O áudio digital pode ser também sintetizado por computador.
  O formato analógico (som) corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinyl. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. 







End Credits - Bruno Coulais & The Childrens Choir Of Nice


Vídeo
   Vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por unidade de tempo designa-se por frame rate. O vídeo é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal e capturado quanto à sua origem.
  Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógico ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.







ANIMAÇÃO


  A animação é a representação gráfica de objectos à medida que eles variam no tempo, por isso é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal. A animação tradicional baseia-se num conjunto de desenhos individuais ou num conjunto de fotografias, que quando vistas em sucessão criam a ilusão de movimento. A animação realizada no computador também produz sequências de imagens deste tipo, mas estas são integralmente sintetizadas por software. 
  As sequências de animação têm o cinema de animação (também conhecido por desenhos animados).










www.tiposmedia.blogspot.com

Quais os tipos de media?

Quanto à sua natureza espácio-temporal


  • Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos;
  • Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.




Quanto à sua origem


  • Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
  • Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.






       http://pt.wikipedia.org/wiki/Multimédia


      O que é a Multimédia?

        Multimédia é a combinação controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estática (texto, imagem, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmica (vídeo, áudio, animação)


      O termo multimédia refere-se a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal, que inclui suportes para grande volume de dados. Privilegiando o uso dos diversos sentidos, visão, audição e tacto, este tipo de tecnologia abrange diversas áreas da informática.
      Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
      Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de media ( ou tipos de informação multimédia): 


      • Texto
      • Imagem
      • Áudio
      • Vídeo
      • Animação




        A multimédia, ao longo dos anos, foi sofrendo grandes alterações, por isso mesmo não conseguimos ter uma noção exacta do termo multimédia:


        1. 1993 ( Fetterman & Grupta)- Dão especial ênfase à natureza multisensorial da multimédia. Segundo eles, esta restringe-se unicamente a aplicações que incluam interactividade, cor e experiências multisensoriais.
        2. 1994 ( Minoli & Keinath )- Definem multimédia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos users através de vídeos, gráficos, áudio e texto( informação não-numérica).
        3. 1996 (Vaughan)- Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimédia, resumindo este conceito como: "Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, áudio, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico".
        4. 2000 (Chapman & Chapman)- Definição actual de multimédia. O conceito consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico.


        http://pt.wikipedia.org/wiki/Multimédia

        http://tiposmedia.blogspot.com/

        segunda-feira, 21 de setembro de 2009

        Boas Vindas



          Olá! Sou o Pedro João Bernardo Marques e Gradim Ribeiro, tenho 17 anos e sou de Braga.  
         Estou a publicar esta mensagem para divulgar o meu novo Blog e as razões para tal.
         

        ©2009 Pedro João | by TNB